A importância das consultas de rotina de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mesmo assim, ainda existe muita resistência para realizar os exames de rotina para detectar essa doença.

 

Como funciona

Em uma consulta de rotina para avaliar a saúde da próstata, podem ser utilizados dois exames: o exame de toque retal e o exame PSA. Caso esses exames indiquem alguma anormalidade na próstata, é realizada uma investigação mais aprofundada.

 

O exame de toque é a maior causa da baixa adesão às consultas de rotina, pois muitos homens ainda têm um preconceito infundado a respeito do procedimento. Nesse procedimento, o especialista, podendo ser tanto um urologista como um proctologista, utiliza rapidamente o dedo indicador para detectar anormalidades na próstata. O exame dura cerca de 10 a 20 segundos, e é indolor.

 

Já o exame PSA é feito a partir da extração de sangue venoso do paciente. A amostra é analisada para aferir a quantidade de Antígeno Prostático Específico, e o resultado pode indicar a presença de câncer, infecção ou inflamação da próstata.

 

Por que a consulta de rotina é importante?

A incidência do câncer de próstata aumenta a partir dos 50 anos de idade, então é recomendado que o homem comece a fazer consultas de rotina periodicamente após atingir essa idade. Outros fatores de risco incluem a obesidade e histórico familiar. Homens negros também sofrem dessa condição com maior frequência.

 

A detecção ainda no início aumenta significativamente as chances de sobrevivência, impedindo que a doença se espalhe para outras áreas do organismo e, além disso, a forma de tratamento pode ser muito menos agressiva.