Câncer de próstata: o que você precisa saber

No Brasil, cerca de 70 mil casos de câncer de próstata surgem todo ano, sendo o segundo tipo de câncer mais comum em homens, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Além dos casos novos, essa doença é a causa de cerca de 15 mil mortes anualmente no país.

 

O que é a próstata

Localizada à frente do reto, logo abaixo da bexiga, a próstata é uma glândula responsável pela produção do fluido e nutrientes que compõem o sêmen. Ela tende a aumentar de tamanho com o tempo, podendo causar dificuldades para urinar.

 

A doença

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, por acontecer com uma frequência significativamente maior em homens com 50 anos de idade ou mais. Seu crescimento costuma ser lento, e normalmente não causa sintomas em seus estágios iniciais, ou os sintomas aparecem de forma muito branda e podem ser confundidos com alterações causadas pelo crescimento benigno da próstata. Os sintomas do crescimento benigno são dificuldade para urinar ou incontinência.

 

No estágio avançado, o paciente pode apresentar fluxo urinário fraco ou interrompido, necessidade frequente de urinar, disfunção erétil, sangue no sêmen ou na urina, dor óssea em áreas como quadril, costas, ombros e coxas, e também fraqueza ou dormência nas pernas e pés.

 

Diagnóstico

Além da idade avançada, existem alguns outros fatores de risco para o câncer de próstata. Pessoas afrodescendentes ou com histórico familiar da doença constituem grupos de risco. Também há a possibilidade do câncer de próstata ser causado por mutações genéticas. Ainda não é claro se a obesidade e dieta da pessoa são fatores relevantes.

 

Como o câncer de próstata não causa sintomas no início, é muito importante realizar os exames de rotina, pois uma detecção precoce o tratamento pode ser iniciado assim que possível. Dessa forma, evitamos que o câncer se espalhe para outras áreas do organismo, e garantimos maior chance de sobrevivência para o paciente.

 

Existem dois exames principais para a detecção: o exame de toque retal e o PSA. O toque retal é feito para avaliar anormalidades no tamanho e forma da próstata, é indolor e dura cerca de 10 a 20 segundos. Já o exame PSA é feito a partir de uma amostra de sangue do paciente, que é analisada para detectar a quantidade de Antígeno Prostático Específico presente. Alterações nesse antígeno podem indicar alterações na próstata, como câncer, infecção ou inflamação.

 

Portanto, se você é homem e tem 50 anos de idade, não deixe de fazer a consulta de rotina! A detecção precoce do câncer salva vidas.