Câncer de rim - carcinoma de células renais

O tipo mais comum de câncer no rim, ou câncer renal, é o Carcinoma de células renais (CCR). O CCR geralmente não causa sintomas óbvios, especialmente nos estágios iniciais. Como resultado, o câncer pode não ser descoberto até que esteja avançado, a não ser que os pacientes realizem seus exames de rotina.
 


Fatores de risco


O CCR acomete com mais frequência homens da faixa etária de 70 a 80 anos, com histórico de CCR na família, predisposição genética por consequência de alguns tipos de síndromes e doenças como Von Hippel-Lindau ou doença renal crônica.


Tabagismo e obesidade também foram relacionados como fatores de risco para o desenvolvimento do carcinoma de células renais.
 


Sintomas


A maioria das pessoas com CCR não apresenta sintomas óbvios. Isso significa que às vezes o câncer não é encontrado até que esteja avançado. Quando os sintomas ocorrem, os mais comuns incluem:

 

  • Sangue na urina
  • Dor nas laterais do meio das costas
  • Uma massa palpável no abdômen ou na lateral das costas
  • Edema ao redor do testículo esquerdo
  • Perda de peso
  • Suores noturnos
  • Febre


Diagnóstico e tratamento


O carcinoma de células renais é comumente diagnosticado através de alguma ultrassonografia ou tomografia computadorizada que é realizada por outro motivo, descobrindo acidentalmente uma massa ou crescimento anormal no rim. Isso pode acontecer intencionalmente nos casos que há sintomas aparentes ou algum acompanhamento devido à maior predisposição à doença.


A decisão em relação ao plano de tratamento a ser seguido vai depender do estágio do câncer. Isso é determinado pelo tamanho do tumor, propagação do câncer ou sinais do câncer em outros órgãos.


Dentre os tratamentos sugeridos, intervenção cirúrgica pode ser uma opção, principalmente robô-assistidas nos casos mais complexos. Nela pode ocorrer a remoção parcial ou total do rim afetado, as vezes também retirando gânglios linfáticos próximos. A decisão de remover parte ou todo o rim depende do tamanho do câncer, onde ele está localizado no rim, se há um ou vários tumores e como seus rins funcionam.


Para pessoas com carcinoma de células renais (CCR) avançado ou metastático, o tratamento medicamentoso (como a imunoterapia) pode ser recomendada, até como complemento da cirurgia, ou em casos que o tumor volta mesmo após a cirurgia.
 


Procure seu médico


Se você se enquadra em algum dos fatores de risco ou apresenta os sintomas citados, procure o mais breve possível seu urologista. Ele saberá identificar sinais ou pedir os exames necessários. Além disso, tenha uma vida saudável, com boa alimentação, exercícios físicos e cortando cigarro e abuso de álcool.