Como evitar infecções urológicas no verão

O final de ano está chegando e com ele vem o verão, época de férias, calor e praia! Antes de curtir o calorão, é preciso tomar alguns cuidados para que nenhum problema interrompa sua diversão, pois infecções urológicas são muito comuns nessa época.

A importância de se manter hidratado

Se manter bem hidratado é um cuidado essencial, porque no calor, o corpo transpira mais, desidratando mais rápido. Isso favorece o surgimento dos cálculos renais e infecções urinárias, então beba bastante água!

Além disso, no verão é muito comum sairmos logo cedo para ir à praia e voltar só no fim do dia, passando o dia todo com as mesmas roupas de banho. Apesar de ser conveniente, fazer isso é um jeito certeiro de desenvolver algum tipo de infecção.

Por isso, é importante não ficar muito tempo com roupas de banho molhadas, seja você homem ou mulher, pois ambiente úmido favorece muito a proliferação de fungos e bactérias.

Cuidados para as mulheres

Os microrganismos que surgem com a umidade prolongada podem causar vaginoses.

Dessa forma, as mulheres precisam tomar alguns cuidados a mais:

• Evite ir à praia ou à piscina no dia em que se depilar. A depilação causa microlesões que facilitam contaminações na região.

• Utilize calcinhas de algodão ao invés de tecidos sintéticos, pois o algodão permite uma circulação de ar melhor.

• Utilize sabonetes neutros para a higiene da região íntima.

Se não for tratada, a vaginose pode virar algo mais sério, como uma infecção pélvica. Procure atendimento médico imediatamente se notar vermelhidão, coceira, corrimento com odor forte ou se tiver dores anormais durante as relações sexuais.

Aproveite seu verão

Tomando cuidado com as roupas úmidas e se hidratando bastante, você pode curtir o verão sem preocupações! Mas lembre-se: ao sentir sintomas de problemas urológicos, como os descritos acima, além de outros como incontinência urinária e dor no baixo ventre, procure um urologista!