Estudo Urodinâmico

Muito se ouve falar sobre ferramentas e técnicas empregadas na rotina do médico urologista que visam conferir aos pacientes o melhor tratamento disponível. Uma delas é o estudo urodinâmico, que compreende um conjunto de exames que procuram avaliar e caracterizar disfunções no trato urinário. 

O que é a urodinâmica?

A urodinâmica é um exame na urologia composta por procedimentos capazes de avaliar a função do trato urinário inferior, bem como identificar eventuais disfunções em seu trajeto. O objetivo desta técnica é fornecer ao médico informações que possibilitam distinguir diferentes mecanismos que provocam problemas como a incontinência urinária. A urodinâmica é dividida em:

  • Urodinâmica não invasiva;

  • Urodinâmica invasiva;

A urodinâmica não invasiva é composta por técnicas que não necessitam a inserção de cateteres no corpo do paciente, como a urofluxometria e a avaliação do resíduo pós miccional. A urodinâmica invasiva, por sua vez, é constituída por exames que demandam a inserção intracavitária de cateteres, transdutores, sondas ou agulhas, como ocorre na medição eletromiográfica.

O preparo para exames urodinâmicos

Os exames urodinâmicos requerem algumas medidas que devem ser tomadas anteriormente à sua realização. Primeiramente, deve-se excluir a presença de bactérias na urina do paciente. Caso haja uma infecção do trato urinário, essa deve ser tratada antes do prosseguimento da investigação. 

Além disso, é importante que o paciente tome conhecimento de algumas medidas necessárias para a realização do exame. É importante, por exemplo, que o paciente compareça no dia do exame com a “bexiga cheia” e o intestino vazio, para que se possa realizar uma urofluxometria. Além disso, após a realização do exame, é importante que o paciente beba cerca de 1L de água, para estimular a micção e promover um alívio uretral.

A interpretação do estudo urodinâmico permite ao médico urologista conhecer melhor o quadro de cada paciente, podendo então agir de maneira mais acertada em seu tratamento.