Infecções Urinárias

A infecção urinária é um problema de saúde muito comum, afetando cerca de 30% das mulheres em algum momento da vida. É uma condição que além de trazer muito desconforto, pode trazer outros problemas mais graves se não for tratada.


O que é?

É classificada como infecção urinária qualquer infecção no trato urinário causada por microorganismos, e o nome específico dado à condição depende da área do organismo afetada. Denomina-se uretrite quando a infecção atinge a uretra, cistite quando a bexiga é afetada, ureterite quando os ureteres são acometidos e pielonefrite no caso dos rins.


Apesar de poder ser causada por vários tipos de microorganismos, a causa mais comum da infecção urinária é a Escherichia coli. Essa bactéria é encontrada naturalmente no intestino, mas pode resultar em infecções se estiver presente no trato urinário.


A infecção urinária é muito mais comum em mulheres, podendo afetá-las 50 vezes mais do que homens. Isso acontece porque a uretra feminina é mais curta, e fica muito próxima à região onde as bactérias causadoras da doença se concentram. Pessoas com diabetes e homens acima dos 50 anos de idade também correm um risco maior de serem afetadas.


Sintomas

Os sintomas mais comuns da infecção urinária são: vontade frequente de ir ao banheiro, pouca urina eliminada durante a micção e sensação de ardência, alteração na coloração e no odor, dentre outros. Nos casos mais graves, a urina pode vir acompanhada de sangue.


Além desses sintomas, a pessoa pode apresentar febre e dores nas áreas das costas, bexiga e baixo ventre.


Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico, através da anamnese durante a consulta. Para confirmar o diagnóstico de infecção urinária, é necessário colher a urina do paciente para examiná-la. Dessa forma, o médico consegue identificar o tipo de bactéria causadora, e a partir dessa informação, é possível recomendar um tratamento específico para o tipo de microorganismo que precisa ser eliminado.


Também são realizados exames de imagem em certos casos, para eliminar a possibilidade de que os sintomas estejam relacionados a um cálculo renal e para descartar complicações da infecção como abscessos renais.


Prevenção

Os métodos de prevenção da infecção urinária são relativamente simples. É recomendado beber bastante água e ir ao banheiro quando sentir necessidade, facilitando a eliminação das bactérias pelo organismo. Também é recomendado urinar após ter relações sexuais, e manter o hábito intestinal regular.


Como a infecção acontece a partir do acúmulo de bactérias na região, práticas de boa higiene pessoal são indispensáveis para evitar a doença.


Mesmo com medidas de prevenção, algumas mulheres sofrem repetidamente de infecção urinária. Nesses casos, é necessário buscar atendimento especializado para fazer um tratamento mais eficaz.


Maiores riscos

A automedicação deve ser evitada, pois pode fortalecer as bactérias. Se a infecção urinária não for tratada corretamente, pode virar uma infecção generalizada, causando a falência dos órgãos. Então, ao apresentar sintomas, é importante contatar um especialista com urgência.