Infertilidade masculina: principais causas e tratamentos

Por mais que muitos não saibam, é comum que casais que desejam ter filhos encontrem dificuldades para conceber uma criança. Dados revelam que até 15% dos casais apresentam algum tipo de dificuldade relacionada à gravidez. Dessa forma, o problema acaba por se tornar uma queixa recorrente nos consultórios médicos.

Os empecilhos para a concepção podem estar relacionados tanto ao organismo feminino quanto ao masculino. No entanto, ainda que frequente, a infertilidade ainda é um assunto pouco comentado pelos homens. Nesse sentido, este texto tem o objetivo de explicar as principais causas e tratamentos para a infertilidade masculina.

O que é a infertilidade?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a infertilidade ocorre quando um casal que possui vida sexual ativa, em ausência de uso de métodos contraceptivos, não consegue obter uma gravidez espontânea após um ano de tentativas. Diferentemente de muitas outras doenças, a infertilidade envolve o casal e, dessa forma, provoca graves impactos psicológicos e sociais. Além disso, é importante pontuar que a infertilidade, seja ela feminina ou masculina, possui diferentes causas, o que implica tratamentos individualizados para cada quadro.

Causas da infertilidade

A infertilidade masculina é causada por múltiplos e distintos fatores. Alterações na espermatogênese são as causas mais comuns e estão relacionadas a até 80% dos casos. No entanto, também podem existir problemas sistêmicos, endócrinos, no transporte do esperma ou mesmo idiopáticos, também nomeados como desconhecidos.

O que pode ajudar a desencadear a infertilidade nos homens:

• Diabetes;

• Tabagismo;

• Câncer;

• Esteróides anabolizantes;

• Doenças autoimunes;

• Insuficiência renal e hepática;

• Infecções do trato urogenital;

• Tumores e torções testiculares;

• Criptorquidia e varicocele;

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da infertilidade?

O diagnóstico da infertilidade masculina inclui, além do exame clínico, a análise do sêmem. Além disso, podem ser realizados testes endócrinos, de imagem e até mesmo testes genéticos. Estes exames ajudam o médico a entender a origem da infertilidade de cada paciente, auxiliando-o na definição terapêutica.

Atualmente, existem diferentes tratamentos eficazes para a infertilidade masculina. Eles podem se estender desde o aconselhamento de hábitos de vida mais saudáveis até o tratamento clínico, com o uso de medicamentos hormonais e antioxidantes. Em casos específicos, a cirurgia também pode ser utilizada, visando corrigir doenças de base, como a varicocele. No entanto, é essencial pontuar a necessidade do acompanhamento com um urologista para que ele possa indicar o melhor tratamento para cada caso. Marque hoje mesmo a sua consulta.