O que faz o urologista?

A medicina possui diversas especialidades que se responsabilizam pelo atendimento focado em alguma parte do corpo ou suas funções. A urologia é uma dessas especialidades. O médico urologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas no trato urinário de ambos os sexos e também do sistema reprodutor masculino.

 

Qual a formação do urologista?

A formação do profissional urologista inicia-se na graduação de medicina. Posteriormente, é necessário fazer pelo menos 2 anos de residência médica em cirurgia geral, para posteriormente optar pela residência em urologia que são mais 3 anos. Após término da residência, e após realização de diversas avaliações, o urologista pode obter o título da sociedade da especialidade.
 

Com isso, além do CRM que é seu registro como médico, ele terá um RQE que é o registro da especialidade. Ambas as informações devem ser fornecidas pelo médico e podem ser consultadas o estado de regularidade pelo site do Conselho Federal de Medicina.

 

Urologista só atende homens?

Apesar de ser muito associado ao cuidado com a saúde do homem, urologistas são os especialistas que diagnosticam e tratam questões no trato urinário de mulheres e crianças também. Problemas como infecções ou incontinência urinária, inflamações, tumores, cálculos na bexiga ou rins, além de realização de transplante renal. Muitas vezes a mulher pode chegar no urologista encaminhada pelo ginecologista.
 

Para atendimento de homens, além das questões citadas acima, também existe o cuidado com problemas relacionados ao sistema reprodutor, ureteres, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis, incluindo questões que prejudiquem o desempenho sexual, IST’s, infertilidade e alterações hormonais.

 

Diferença entre urologista e nefrologista

O nefrologista, no caso, é o médico especializado exclusivamente no cuidado das doenças clínicas que atingem os rins. É um profissional que pode ser encaminhado pelo urologista, ou trabalhar em parceria no caso de patologias clínicas.

 

Visite seu urologista frequentemente

O acompanhamento frequente com o urologista é uma das melhores formas de prevenção das diversas doenças que possam atingir esses órgãos. Muitas doenças são silenciosas e só iniciam sintomas quando já avançadas. Por isso, esteja em dia com suas consultas, realizando seu check-up anual.