Saiba tudo sobre a impotência sexual

Uma das doenças mais delicadas para a vida sexual de um homem é a disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual. A doença acomete milhões de brasileiros, porém, muitas vezes, os homens não sabem a hora de procurar ajuda, por não conhecer, de fato, como funciona a doença e as modalidades de tratamento disponíveis. Este texto busca, portanto, esclarecer o que é e como tratar a disfunção erétil.

 

A disfunção erétil é a incapacidade de atingir e manter uma ereção que permita a realização da atividade sexual de forma satisfatória e prazerosa. A doença pode se apresentar em vários graus, de mais moderados a mais graves e, apesar de possuir um caráter benigno, está ligada a impactos psicológicos significativos na vida do homem. Por isso, é importante estar atento aos fatores de risco que estão ligados ao surgimento da doença.

 

A disfunção erétil é um problema cuja ocorrência está diretamente ligada ao envelhecimento. Acredita-se que a doença afeta cerca de 50% dos homens com mais de 40 anos. Apesar disso, a impotência sexual não é uma consequência inevitável do envelhecimento. É importante salientar, também, que a disfunção pode acometer pacientes mais jovens, já que está associada a diferentes causas. 

 

Os fatores de risco para o desenvolvimento da disfunção erétil incluem o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo e o colesterol alto, bem como outros fatores associados a doenças cardiovasculares, endócrinas e neurológicas. A impotência sexual também está associada às cirurgias de próstata, visto que essas podem lesar os nervos responsáveis pela ereção. Por fim, esse problema pode ser causado por transtornos psiquiátricos, como a ansiedade e a depressão.

 

Fatores de risco para o aparecimento da disfunção erétil:

 

  • Sedentarismo

  • Obesidade

  • Tabagismo

  • Hipercolesterolemia

  • Síndrome metabólica

  • Prostatectomia radical 

  • Ansiedade e depressão

 

Entender qual é a origem da disfunção em cada paciente é essencial para um tratamento adequado.  

 

O tratamento da disfunção erétil passa por diversas etapas. Primeiramente, é importante educar o paciente sobre sua condição e explicar as fases do tratamento. Deve-se entender os fatores de risco do paciente e diminuí-los ao máximo, além de pesquisar a origem da doença de forma personalizada. Após essa etapa, pode-se optar pela associação de terapias não farmacológicas ao uso de medicamentos. A terapia não farmacológica inclui o uso de terapias sexuais e o aconselhamento, enquanto o tratamento medicamentoso geralmente é feito, inicialmente, com o uso de fármacos inibidores da fosfodiesterase-5.

 

Apesar do tratamento da disfunção erétil muitas vezes alcançar ótimos resultados e devolver o prazer de uma vida sexual completa para o paciente, é importante salientar que o tratamento de cada um deve ser individualizado, justamente pela doença ser multifatorial. Dessa forma, o acompanhamento por um bom médico urologista é indispensável para a obtenção dos melhores desfechos possíveis.

 

Não deixe essa parte tão importante da sua vida para depois. Marque hoje mesmo a sua consulta para uma avaliação.