Saúde urológica da mulher: o que você precisa saber

Anualmente, durante o mês de outubro, o debate público se volta para a conscientização do câncer de mama, uma das neoplasias mais comuns na população feminina. A saúde das mulheres, no entanto, também possui outros aspectos que são inexplorados no nosso cotidiano. Um desses aspectos é a saúde urológica feminina, muitas vezes ignorada pela falta de conhecimento da população a respeito do assunto. Dessa forma, este texto busca esclarecer os principais pontos do cuidado urológico específico para as mulheres.

O urologista também atende mulheres?

Por mais que muitos não saibam, o médico urologista trata tanto os homens quanto as mulheres. Isso porque, além de ser responsável pelo cuidado com a saúde sexual e reprodutiva do homem, esse médico também dá atenção à via urinária de homens e mulheres. Sendo assim, é relativamente comum que as mulheres apresentem queixas urológicas, como incontinência urinária, cálculos renais e infecções urinárias.

Incontinência urinária

A incontinência urinária é definida pela perda involuntária de urina e possui diferentes causas e intensidades. Esse diagnóstico chega a atingir cerca de 50% de todas as mulheres adultas. Ainda assim, por mais que metade das mulheres apresente algum nível de perda de urina, estudos sugerem que até 75% dessas mulheres não procuram nenhum tipo de ajuda. Isso acontece por desconhecimento a respeito do tratamento, medo ou constrangimento.

Apesar da baixa procura, é importante perceber que o tratamento para a incontinência urinária, quando realizado com o auxílio de um médico capacitado, pode impactar positivamente os seguintes aspectos da vida da mulher:

• Melhoria de humor, ansiedade e contato social;

• Melhoria na vida sexual;

• Menor número de infecções e outras doenças associadas;

• Melhoria na qualidade de vida;

Cálculos renais

Além da incontinência urinária, os urologistas também tratam a nefrolitíase, doença marcada pela presença de cálculos nos rins. Existem múltiplos mecanismos que explicam a formação desses cálculos renais, porém, o mais comum ocorre a partir da deposição de cálcio nesses órgãos.

Nessa doença, a paciente pode tanto ser assintomática quanto sofrer de dores intensas, de difícil controle. Além disso, existem múltiplas formas de tratamento para essa condição. Por isso, o urologista também é um profissional indispensável para o melhor tratamento dos cálculos renais nas mulheres.

Infecções urinárias

Outra doença das vias urinárias que também acomete as mulheres são as infecções. Nessa condição, comumente existe uma colonização de micro-organismos em diferentes regiões do trato urinário da paciente, que pode apresentar sintomas como:

• Dor para urinar;

• Alteração na frequência de micção;

• Urgência miccional;

• Dor abdominal;

• Presença de sangue e outras alterações no aspecto da urina;

Quando inadequadamente tratadas, as infecções urinárias podem se complicar e acometer regiões mais nobres do sistema urinário das mulheres, causando possíveis danos irreversíveis. Além disso, algumas mulheres apresentam infecções urinárias de repetição e, portanto, necessitam de um acompanhamento médico mais cuidadoso.

Dessa forma, é importante perceber, o quanto antes, como o médico urologista é indispensável também para o cuidado com a saúde das mulheres. Afinal,o urologista é o profissional treinado para te atender com todo cuidado e respeito que você merece. Agende hoje mesmo a sua avaliação.