Tratamento cirúrgico para HPB - eletrovaporização da próstata (Greenlight)

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento benigno da próstata. Ela torna-se mais comum à medida que os homens envelhecem. Os sintomas urinários incluem aumento da frequência urinária, noctúria (urinar com frequência durante a noite), hesitação ao urinar, urgência e fluxo urinário fraco. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dentre eles, a Eletrovaporização da próstata (Greenlight), que é uma técnica minimamente invasiva ainda em expansão no Brasil.

HPB é câncer?

A HPB é um problema comum entre homens depois de uma certa idade e não tem relação com o câncer de próstata. Trata-se de uma condição que ocorre quando a próstata aumenta de tamanho, potencialmente retardando ou bloqueando o fluxo urinário. Ela ocorre apenas em homens sendo que aproximadamente 8% dos homens com idades entre 31 e 40 anos tem HPB. Em homens acima de 80 anos, esse índice sobe para mais de 80%.

Sintomas

Muitos homens com HPB não apresentam sintomas, porém, os mais comuns incluem sintomas do trato urinário inferior como necessidade de urinar com frequência (durante o dia e à noite), jato de urina fraco e vazamento ou gotejamento de urina. Para homens com sintomas incômodos nos quais as mudanças no estilo de vida foram insuficientes, o tratamento medicamentoso ou cirurgia estão disponíveis.

Possíveis tratamentos

A escolha dos tratamentos dependerá dos sintomas apresentados e sua intensidade. Para os que não apresentam sintomas, o acompanhamento médico e mudanças de hábitos já são suficientes. Mas as mudanças no estilo de vida são recomendadas também se você se sente incomodado por ter que ir ao banheiro com frequência. Dentre as atitudes que devem ser tomadas estão:

• Pare de beber líquidos algumas horas antes de dormir ou sair
  • Evite ou beba menos líquidos que podem fazer você ir com mais frequência, como cafeína e álcool.
  • Duplo vazio. Isso significa que, depois de esvaziar a bexiga, você espera um momento e tenta esvaziar a bexiga. Não force ou empurre para esvaziar.
  • O treinamento dos músculos do assoalho pélvico, incluindo o uso de biofeedback, pode ser particularmente útil para pacientes com sintomas de urgência (vontade urgente de urinar).

Caso os sintomas sejam muito incômodos, o paciente não lide bem com a possibilidade da intervenção cirúrgica ou o médico acredita que apenas o tratamento medicamentoso seja suficiente, existem 2 tipos de medicamentos comumente usados para tratar a HBP. Um tipo relaxa os músculos que circundam a uretra. O outro tipo impede que a próstata cresça mais ou até ajuda a diminuir. Em alguns casos, os médicos podem sugerir o uso dos dois tipos de medicamento ao mesmo tempo. Dependendo dos seus sintomas, seu médico também pode sugerir outros medicamentos.

Nos casos mais sintomáticos ou no insucesso com o tratamento medicamentoso, existe a possibilidade de intervenções cirúrgicas. Existem várias maneiras de tratar a HBP com cirurgia. Eles podem envolver a remoção de parte da próstata, o encolhimento da próstata ou o alargamento da uretra para que mais urina possa fluir. Para a maioria desses procedimentos, o médico insere ferramentas especiais na uretra sob anestesia.

Eletrovaporização da próstata (Greenlight)

A Eletrovaporização da próstata, também conhecida como GreenLight, é uma das opções cirúrgicas para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Nele é utilizado um laser que “evapora” o tecido da próstata que está impedindo o fluxo urinário.

É um processo realizado sob anestesia onde o médico insere uma câmera (cistoscopio) na uretra até o nível da próstata. A fibra laser é guiada através do cistoscópio e o tecido da próstata é vaporizado rápida e suavemente.

As vantagens do Greenlight em relação às outras técnicas são um menor tempo cirúrgico, recuperação mais rápida, alta hospitalar precoce, retorno às atividades habituais em menor tempo.

A escolha do Greenlight como opção de tratamento cirúrgico da HPB é algo que deve ser analisado pelo médico. Em algumas situações, outros tipos de procedimentos podem ser melhor indicados, como no caso de pacientes com tumor maligno na próstata. Com o procedimento Greenlight ocorre uma redução no tempo de internação e de complicações, se comparado com outras cirurgias para HPB. Alguns dos possíveis efeitos colaterais são ardência (temporário) e ejaculação retrógrada.

Converse com seu médico e conheça suas alternativas, mas, principalmente, leve uma vida saudável e respeite o seu corpo.