Pedra nos rins: alimentação é fundamental na prevenção

June 17, 2019

 

O cálculo renal (pedras nos rins), acontece quando há a formação de pequenos cristais que posteriormente se juntam e se tornam massas sólidas, nos rins ou outro órgão do trato urinário. 

O surgimento está relacionado à maior presença de algumas substâncias na urina, como o cálcio, oxalato e ácido úrico. Um dos principais sintomas é a dor lombar intensa, em cólica. 

O tratamento vai depender do tamanho das pedras, de sua localização e da sua “dureza” (densidade). Quando são pequenas, não há a necessidade de cirurgia. Beber bastante água para expelir as pedras e usar analgésicos para controlar a dor já resolvem. Mas quando as pedras são grandes, elas podem causar danos graves, tornando necessário a realização de procedimentos endoscópicos é minimamente invasivos, como ureteroscopia/ ureterolitotripsia e a nefrolitotripsia percutânea.

A alimentação é a melhor forma de prevenir a formação das pedras, principalmente bebendo água durante o dia, reduzir o consumo de sal e de comidas ricas em oxalato, como nozes, batata doce e chocolate. Mantenha sempre os níveis de cálcio estáveis.

Please reload

Our Recent Posts

Parabéns a todas as mulheres neste dia especial

March 12, 2020

Câncer nos rins é mais comum em homens

February 19, 2020

Na mídia

February 10, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

©2018 Dr. Rodolfo Favaretto